Engenharia de Software
O Engenheiro de Software muitas vezes é confundido com o programador. Enquanto o programador é responsável apenas pelo desenvolvimento do sistema de software, o engenheiro de software tem como função criar, manter e auditar metodologias de desenvolvimento de sistemas, além de, claro, desenvolvê-lo.

Área de conhecimento
- Requisitos de software;
- Projeto de software;
- Construção de software;
- Teste de software;
- Manutenção de software;
- Gerência de configuração de software;
- Gerência de engenharia de software;
- Processos de Engenharia de Software;
- Ferramentas e Métodos de Engenharia de Software;
- Qualidade de Software.
O que pode fazer um engenheiro de software?


O engenheiro de software cuida de toda parte técnica e científica dos sistemas, desde o desenvolvimento até a gestão.
- Desenvolvimento: Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, como Smartphone e tabletes, jogos e softwares.
- Gestão: Gerenciamento de negócios e projetos de empresas de computação e software.
Principal objetivo da engenharia de software
A engenharia de software tem por objetivo a aplicação de teoria, modelos, formalismos e técnicas e ferramentas da lógica (Ciências da computação) e áreas afins para a produção (ou desenvolvimento) de sistemas de software.
Qual a importância dos softwares na atualidade?
O desenvolvimento de software tem crescido nos últimos anos devido a sua grande importância na sociedade contemporânea. O uso cada vez maior de computadores pessoais e nas diversas áreas do conhecimento humano tem gerado uma crescente demanda por soluções que automatizem os diversos processos.
Tem por objetivo a aplicação de teoria, modelos, formalismos e técnicas e ferramentas da lógica(Ciências da computação) e áreas afins para a produção (ou desenvolvimento) de sistemas de software.
Importância da programação na engenharia e para o mundo
3 Benefícios da engenharia de software na sociedade:
- Acompanhar os avanços tecnológicos: Sempre buscando novos métodos para desenvolver e gerenciar sistemas e aplicativos da melhor forma, visando o bem da sociedade.
- Produzir sistemas de software: Ser um engenheiro de software com as tendências e, assim, criar ferramentas e sistemas que sejam eficientes. Por Exemplo: Uber, iFood, 99, Uber Eats, entre outros.
- Facilitar a vida dos usuários: A engenharia de software está no mundo para inovar e facilitar a vida dos usuários que, com a correria do dia a dia, muitas vezes não tem tempo para pedir uma comida ou até mesmo esperar um táxi.
Modelo de Desenvolvimento de Software:
"O modelo Cascata"

- "Engenharia de Sistemas" = Essa visão é essencial quando o software deve fazer interface com outros elementos (Hardware, usuários e banco de dados).
- "Análise de requisitos de software" = Deve-se compreender o domínio da informação, a função, desempenho e interfaces exigidos.
- "Projeto" = Requisitos de representações que podem ser avaliadas quando á qualidade, antes que a codificação se inicie.
- "Codificação" = Representações do projeto para uma linguagem "artificial" resultado em instruções pelo computador.
- "Testes" = aspectos lógicos internos do software, garantindo que todas as instruções tenham sido testadas. Aspectos funcionais externos, para descobrir erros e garantir que a entrada produza resultados.
- "Manutenção" = O software deverá sofrer mudanças depois que for entregue ao cliente.
"Engenharia de Software exige presença e conhecimento no campo onde o software funcionará em sua usabilidade"




Nenhum comentário:
Postar um comentário